FAQ

COMO SE CARACTERIZA O ALBINISMO?

O albinismo é uma doença congénita de foro genético e com características recessivas, ou seja é uma doença que já existe durante a formação das cadeias do código genético do feto e para que surja é necessário que ambos os progenitores sejam portadores da doença, mesmo que não se tenha manifestado. Esta condição genética caracteriza-se por: uma baixa ou inexistente produção de melanina, elemento que confere a pigmentação (cor) à pele, olhos e cabelo. A falta de pigmentação torna a pele e olhos mais sensíveis a toda a radiação solar, mesmo a não visível, como por exemplo os raios ultravioleta.  

As Pessoas com Albinismo apresentam de um modo geral a pele de cor leitosa, olhos claros e bastante sensíveis. 

Existem diversos tipos de albinismo consoante a maior ou menor produção de melanina e que condiciona o grau de vulnerabilidade de cada pessoa com albinismo.

QUAL A CAUSA DO ALBINISMO?

 

O albinismo tem uma causa genética, hereditária que provoca a insuficiente ou inexistente produção de melanina, elemento que confere a coloração à pele, olhos e cabelo,tornando-os mais vulneráveis a problemas oftalmológicos, como a cegueira, e dermatológicos, como o cancro de pele. 

O ALBINISMO TEM CURA?

 

 O albinismo não tem cura no entanto podem ser tomadas algumas medidas de prevenção e proteção de doenças oftalmológicas e dermatológicas ligadas à sua condição genética.

O ALBINISMO PROVOCA ALGUMA LIMITAÇÃO NOS SEUS PORTADORES?

Sim, uma Pessoa com Albinismo não deve estar exposta à radiação solar directa ou indirecta o que implica que deverá evitar o sol, colocar protetor solar de proteção 50+, de preferência com filtro físico, meia hora antes de se expor ao sol, e deverá reforça-lo de duas em duas horas.

 

Deve vestir roupa que cubra praticamente a totalidade do corpo, usar óculos com proteção UV, chapéu de aba larga e fazer consultas regulares de rastreio de lesões oftalmológicas e dermatológicas.  

 

Com estes cuidados poderão desenvolver atividades semelhantes à restante população. 

 

QUE CUIDADOS DEVE TER NO CONTACTO COM UMA PESSOA COM ALBINISMO?

 

O albinismo é uma doença congénita ,ou seja, tem origem desde o início do desenvolvimento embrionário.

 

Não sendo por conseguinte uma doença contagiosa, não é necessário qualquer cuidado especial na convivência com Pessoas com Albinismo.

É no entanto positivo reforçar a sua auto-estima e auto-imagem, como se deveria fazer com todas as pessoas, ajudando na inclusão de todos.

© 2020. Kanimambo - Associação de Apoio ao Albinismo, ONGD