FAQ
COMO SE CARACTERIZA O ALBINISMO?
O albinismo é uma doença congénita de foro genético e com características recessivas, ou seja é uma doença que já existe durante a formação das cadeias do código genético do feto e para que surja é necessário que ambos os progenitores sejam portadores da doença, mesmo que não se tenha manifestado. Esta condição genética caracteriza-se por: uma baixa ou inexistente produção de melanina, elemento que confere a pigmentação (cor) à pele, olhos e cabelo. A falta de pigmentação torna a pele e olhos mais sensíveis a toda a radiação solar, mesmo a não visível, como por exemplo os raios ultravioleta.
As Pessoas com Albinismo apresentam de um modo geral a pele de cor leitosa, olhos claros e bastante sensíveis.
Existem diversos tipos de albinismo consoante a maior ou menor produção de melanina e que condiciona o grau de vulnerabilidade de cada pessoa com albinismo.
QUAL A CAUSA DO ALBINISMO?
O albinismo tem uma causa genética, hereditária que provoca a insuficiente ou inexistente produção de melanina, elemento que confere a coloração à pele, olhos e cabelo,tornando-os mais vulneráveis a problemas oftalmológicos, como a cegueira, e dermatológicos, como o cancro de pele.
O ALBINISMO TEM CURA?
O albinismo não tem cura no entanto podem ser tomadas algumas medidas de prevenção e proteção de doenças oftalmológicas e dermatológicas ligadas à sua condição genética.
O ALBINISMO PROVOCA ALGUMA LIMITAÇÃO NOS SEUS PORTADORES?
Sim, uma Pessoa com Albinismo não deve estar exposta à radiação solar directa ou indirecta o que implica que deverá evitar o sol, colocar protetor solar de proteção 50+, de preferência com filtro físico, meia hora antes de se expor ao sol, e deverá reforça-lo de duas em duas horas.
Deve vestir roupa que cubra praticamente a totalidade do corpo, usar óculos com proteção UV, chapéu de aba larga e fazer consultas regulares de rastreio de lesões oftalmológicas e dermatológicas.
Com estes cuidados poderão desenvolver atividades semelhantes à restante população.
QUE CUIDADOS DEVE TER NO CONTACTO COM UMA PESSOA COM ALBINISMO?
O albinismo é uma doença congénita ,ou seja, tem origem desde o início do desenvolvimento embrionário.
Não sendo por conseguinte uma doença contagiosa, não é necessário qualquer cuidado especial na convivência com Pessoas com Albinismo.
É no entanto positivo reforçar a sua auto-estima e auto-imagem, como se deveria fazer com todas as pessoas, ajudando na inclusão de todos.