top of page

Carta de Moçambique | Juiz Carlos Mondlane eleito presidente da UIJLP

Nesta segunda-feira, dia 4 de novembro, o jornal Carta de Moçambique avançou que o Juiz Carlos Mondlane fora eleito para assumir o cargo de presidente da União Internacional dos Juízes da Língua Portuguesa (UIJLP).

O jornal adiante que Carlos Mondlane sente-se bastante honrado por assumir a presidência deste organismo e o juiz afirmou que “mais do que uma honra pessoal é honra para Moçambique e para o continente africano”, uma vez que esta é a estreia de um africano na liderança “de um organismo internacional na área da justiça”.

Carta de Moçambique referiu que Flávia Viana, antiga presidente, destacou a importância de Carlos Mondlane enquanto “relator para o ingresso de Angola na União Internacional de Magistrados e apoio prestado para a crise do judiciário de São Tomé e Príncipe”. Depositou confiança no seu sucessor, pois acredita que devido ao seu dinamismo a UIJLP irá ter uma “maior credibilidade da justiça no espaço lusófono”.

Os representantes de Portugal e Angola, Manuel Soares e Adalberto Gonçalves, respetivamente, também fizeram declarações ao jornal moçambicano. O representante português declarou que o novo presidente da UIJLP “reflete numa dimensão universal os problemas de justiça”. Enquanto Adalberto Gonçalves sente-se honrado e respeitado e afirmou que esta eleição demonstra reconhecimento “do esforço de um africano para a afirmação de uma magistratura digna e respeitada”.



Fonte: Carta de Moçambique
bottom of page